Conclusão:
Assim como qualquer outro jogo, o tênis é um esporte que necessita de preparo físico e mental durante os treinos e antes de cada partida.
Para que o jogador faça um bom jogo é preciso que saiba as regras, as táticas e as técnicas. Porém, um cos pontos mais importantes não pode passar que é a obsevação de adversário.
Saber observar as artimanhas do adversário não é fácil, por isso é preciso conhecer o jogo em si, e para isso surgem os equipamentos e complementos essenciais para uma partida que é a quadra, a rede, as raquetes, a bola, o saque, os jogadores, etc.
Em uma partida pode ter um só jogados para cada time, ou o jogo pode ser realizado por duplas, tanto masculino quanto feminino.
O tênis de campo é um esporte praticado não só por pessoas comuns, mas também por deficientes físicos, esse jogos sao chamados paraolímpicos.
Afinal, a modalidade é considerada de elite, ou seja, ao alcance daqueles que possuem boa condição financeira.
Contudo, o nívem do tênis de campo no Brasil está alto, haja vista a quantidade de medalhas e a posição de 'nossos' jogadores no ranking.
Aspectos levados em consideração:
- Saque: O saque nada mais é do que o arremesso das cordas da raquete, contra a bola, "colocada" a uma distância e altura onde possa ser confortavelmente atingida.
- Condições Física e Mental: Partidas de tênis são ganhas ou perdidas, pela soma total de condições físicas, coragem, inteligência, experiência e golpes, que possua um jogador.
- Aquecimento: O seu aquecimento “não “começa quando você chega na quadra.
- Plano de Jogo: Ao avaliar seu adversário, você começa a chegar mais perto da partida. Observando: Qual é a melhor arma do meu adversário?, Aonde que meu adversário é fraco?, Qual é a minha melhor jogada e como posso dirigi-la ao golpe mais fraco do meu adversário?, O que posso fazer para não deixar que meu adversário explore meu golpe mais fraco?
- Raquetes: antigamente não existiam raquetes, dessa forma o jogo era feito com as mãos, e depois de muito se aperfeiçoar, chegou ao que vemos hoje, raquetes levíssimas com material de absoração de impacto.
- Jogo de Duplas: O jogo de simples é o máximo em tênis quanto à habilidade, pois é onde há maior gama de ataques e defesas, golpes, táticas e psicologia, mas as “duplas” tem seu próprio charme e fascinação.
- Contagem dos pontos: a contagem do game é feita de 15 - 30 - 40.
- Bola: Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.
- Quadra: Quadra de argila/terra batida (saibro); Quadra de grama; Hardcourt (piso duro: cimento, borracha sintética, carpete ou lama asfáltica).
- Principais Torneios: Nacionais: CNIPS, Copa Davis, Torneio de campeões copa Petrobras, Future de Campinas, Future de Santos, Aberto de SP, Future de Fortaleza, Future de Porto Alegre, City Bank Masters Tour e Estaduais.
Internacionais: Australian Opens, Roland Garros, Wimbledom, Masters Series, US Open (todos esses masculinos e femininos), Sul Americano e Olimpíadas de Pequim 2008 disputado por damas e homens e em duplas.
Internacionais: Australian Opens, Roland Garros, Wimbledom, Masters Series, US Open (todos esses masculinos e femininos), Sul Americano e Olimpíadas de Pequim 2008 disputado por damas e homens e em duplas.
- Tenistas: ganhadores de mais de 3 títulos: William Renshaw (1881-86); Bill Tilden (1920-25); Laurie Doherty (1902-06); William Larned (1907-11); Björn Borg (1976-80) e (1978-81).
- Tenistas Brasileiros: Gustavo Kuerten, Marcos Daniel, Ricardo Mello, Flavio Saretta, entre outros.